Teste de gravidez de farmácia é confiável?

O público feminino, mais do que depressa, vai atrás de um teste de gravidez de farmácia assim que mantém alguma relação sexual desprotegida. Porém, não se trata da melhor atitude. A dica é proceder o teste assim que a menstruação atrase, com prazo de, no mínimo, um dia. Outra forma interessante é esperar pelo tempo de sete a quatorze dias depois do atraso, visto que determinadas mulheres grávidas podem apresentar baixa concentração de beta HCG em primeiros momentos de gestação.

Assim que fizer o teste de gravidez de farmácia, é imprescindível seguir todas as recomendações que a bula descreve. Não colocar uma maior quantidade de urina nos potes ou deixar que esse teste contate com a urina por um tempo maior do que o necessário.

Isso significa que, não existem evidências da ciência de que tais atitudes, que o público feminino adota, causam influências nos resultados, de maneira a torná-lo mais certo. Outra indicação é realizar o teste com a primeira eliminação de urina diária. Dessa forma, os hormônios terão maior concentração e a identificação acontece mais fácil.

Teste de gravidez de farmácia é confiável?

Esse teste de gravidez é confiável, mas precisa ser realizado depois que a menstruação atrasa. Isto porque, quando procedido antes, os resultados podem ser falsos negativos. O teste pode ser adquirido nas principais farmácias do seu bairro, com um custo estimado de R$10.

Esses testes mensuram o quantitativo de hormônio beta HCG na própria urina, que tem produção ao passo que o público feminino está grávido. Desse modo, eles são extremamente confiáveis e cheios de facilidades. Contudo, podem ser errôneos quando realizados em período precoce. Isto porque, nessa situação, o quantitativo hormonal presente nas urinas ainda são pequenos e não estão aptos para detecção pelo aparelhinho.

teste de gravidez de farmácia 3

Tipos de Teste de gravidez

Há dois tipos de teste de gravidez para que se possa fazer a verificação do período gestacional existente ou não. São eles:

Teste de gravidez de farmácia

Há diversos tipos de teste de gravidez disponíveis pelas farmácias. Contudo, em suma, eles todos atuam de uma mesma maneira. Todos apresentam a capacidade de detecção da presença – ou não – da substância hormonal chamada de beta HCG. Tal hormônio tem produção a partir da placenta apenas em período de gravidez, quando age de maneira a implantar o embrião, considerando essencial no manejo gestacional.

teste de gravidez de farmácia 04

Exame de sangue

De forma diferenciado do teste anterior, este exame sanguíneo deve ser realizado somente em ambientes como laboratório. A porcentagem precisa compreende o valor de 99 %. Faz-se, então, o apontamento da presença e quantitativo do hormônio beta HCG feminino, de maneira a permitir a estimativa do tempo gestacional.

Determinados laboratórios não fazem a exigência de agendamento, muito menos uma recomendação de médico para o procedimento, principalmente quando não há planos de saúde. Caso o período gestacional tiver confirmação a partir do exame sanguíneo ou testes de farmácias, o importante é marcar a consulta com ginecologista imediatamente para início dos cuidados com a saúde e gestação.

teste de gravidez de farmácia 2

Teste de gravidez positivo: como funciona?

A preferência é fazer uso da urina matutina, ou seja, a primeira ida ao banheiro, logo pela manhã. Isto porque, esta diurese que tem eliminação primeiramente, no dia, tem maior concentração e é composta por quantitativo maior de hormônios. Contudo, de modo geral, o resultado não traz confiabilidade quando procedido em demais horas do seu dia.

A fim de proceder este teste de gravidez que se adquire nas farmácias, é preciso que se faça a urina em recipientes higienizados, a colocar, por conseguinte, a fita do exame em contato com o xixi, por uns 10 a 20 segundos, conforme a embalagem. Depois disso, retire-o. Segure a fitinha e aguarde. De modo geral, o resultado surge em um a cinco minutinhos posteriores.

Resultados

Estes resultados podem surgir da seguinte forma:

  • dois risquinhos – positivo, com indicação de gravidez confirmada;
  • um risquinho – negativo, com indicação que a mulher não está grávida ou que talvez ainda seja cedo para fazer a detecção da mesma.

De modo geral, depois de 10min, esse resultado pode sofrer alteração a partir dos aspectos externos e, portanto, não pode ser considerado, se tal modificação ocorrer. Caso esteja tentando ficar grávida, você pode aguardar por alguns dias e fazer o teste de novo. Isto porque o falso negativo pode aparecer como negativo, quando em início da gestação, em que o hormônio ainda aparece em pouca quantidade.

teste de gravidez de farmácia 4

Teste de gravidez caseiro

Existem demais testes caseiros, que não os de farmácia, como os que fazem uso de agulha, cloro, pasta de dente e, ainda, água sanitária. Contudo, não há confiabilidade em nenhum outro que não o de farmácia. Para fazer a garantia de um bom resultado, a alternativa de maior destaque para a confirmação do período gestacional é realizar o teste de farmácia ou o teste de sangue realizado em clínicas específicas.

Isto porque, faz-se a avaliação do quantitativo do beta HCG na corrente sanguínea ou a partir da diurese – urina – , tornando possível que o período gestacional seja confirmado.

Cuidado específico

O público feminino é capaz da produção desse hormônio chamado de HCG ao longo da sua menstruação. O que acontece é que essa concentração é baixíssima, o que de modo geral, não é detectado por exames de farmácia. Existem também modificações dos hormônios e possíveis problemas de saúde que fazem com que o corpo produza uma maior quantidade de HCG.

Por isso, ao passo que o teste de urina ou exame de sangue estejam positivos, existe a possível chance de que a mulher não esteja grávida. Nessa situação, o negativo no teste de urina também não está 100% confiável, porque em primeiras datas gestacionais, essa concentração é quase nula, e pouco detectável.

Isso quer dizer que é possível que esteja grávida, mas o teste acaba não acusando isso nos palitinhos. É válido ressaltar que, em situação dos testes farmacêuticos, há a necessidade de verificação do vigor e garantia de que esteja totalmente estocado e bem lacrado. Fatores externos como sujeiras e umidade podem alterar os resultados. Certifique-se de que não há nenhuma violação da embalagem.

Compartilhe conosco a sua opinião! Deixe um comentário!

Avalie

Insira o selo em seu site

Clique para copiar