Como verificar se um site é seguro para compras?

Comprar online é algo muito prático e rápido que faz parte do dia a dia dos consumidores na atualidade. Mas, antes de passar o cartão, como verificar se um site é seguro para compras?

Nos últimos anos, o número de pessoas que optaram por fazer compras online aumentou consideravelmente.

E, com isso, surgiram também sites fraudulentos e golpistas que se aproveitam da boa intenção dos compradores para roubar dados e dinheiro.

Como evitar isso? Acompanhe a leitura para saber como se prevenir!

Passo a passo: Como verificar se um site é seguro para compras

Antes de tudo, é preciso dizer que, para fornecer qualquer informação em um site, verifique se ele é seguro.

Um site seguro criptografa os dados para que os hackers não possam visualizá-los ou roubá-los. No entanto, há ainda outras questões importantes. Confira nos próximos tópicos!

Verifique o certificado SSL

Se a URL começar com “https” ao invés de “http”, significa que o site está protegido por um certificado SSL.

Esse tipo de certificado protege todos os dados à medida que são transmitidos do navegador para o servidor do site.

Os navegadores também exibirão um pequeno cadeado na barra de endereço para mostrar que o site está protegido com criptografia TLS.

Observe o domínio

Os hackers às vezes criam sites semelhantes a outros já existentes e tentam enganar as pessoas para que comprem algo nesses sites que se parecem com o site oficial.

Ou seja, alguém compra um domínio parecido com um site e o configura de forma que pareça completamente com o verdadeiro site.

Para  verificar se um site é seguro para compras, preste atenção nisso.

Os golpistas podem até mesmo adquirir um certificado que mostra o cadeado na barra de endereço para induzir os usuários, usando e-mails de phishing ou outros métodos.

Para evitar esse tipo de ataque, sempre olhe o domínio do site em que você está e não abra e-mails nem clique em links suspeitos.

Se você receber um e-mail de um suposto banco ou de outra origem suspeita, não clique no link do e-mail sem primeiro verificar que se trata do site oficial.

Confira as avaliações

Essa é uma das melhores formas de verificar a reputação de um e-commerce: conferir as avaliações dos clientes.

Antes de fazer a compra, verifique no Reclame Aqui qual é a reputação da empresa e se ela responde às reclamações dos consumidores.

Uma empresa que não responde nenhuma dúvida dos usuários não é confiável no Reclame Aqui. E existe até mesmo o risco de que seja uma empresa fantasma.

Verifique também se a empresa tem perfis nas redes sociais e quais são os comentários dos usuários.

Logo, para verificar se um site é seguro para compras, se os comentários que os internautas fazem sobre a empresa são negativos em sua maioria, há uma boa razão para desconfiar.

Verifique se a empresa existe

Existem alguns indicativos que você pode procurar para identificar se uma empresa é existe ou não.

Por exemplo, o telefone, o e-mail ou o endereço físico. Se a empresa fornecer um endereço físico e um número de telefone, pelo menos você já poderá entrar em contato se tiver qualquer problema e é mais provável que seja uma empresa real.

Porém, isso não é uma garantia de que a empresa exista de fato, pois ela pode falsificar as informações.

Então, verifique qual é a forma de contato que a empresa fornece, como e-mail ou telefone, e entre em contato para ver se você será respondido.

Lojas online e e-commerces confiáveis sempre fornecem as informações para que você possa contatá-los se tiver algum problema ou para solucionar as suas dúvidas.

Política de devolução

Sites confiáveis ​​devem deixar bem claro quais são as políticas de devolução dos produtos, bem como a política de envio.

Não basta apenas ter Termos de Uso e Políticas de Privacidade, pois esses requisitos são facilmente gerados online, até de forma gratuita.

As políticas de devolução são uma forma de garantir aos compradores que os direitos serão cumpridos caso eles devolvam o produto no prazo de garantia.

Este também é um dos critérios para  verificar se um site é seguro para compras.

Preços muito mais baixos que os de concorrentes

Uma tática utilizada por golpistas é oferecer produtos muito mais baratos que os de concorrentes para atrair cliques e vender de imediato.

Muitos deles fazem até mesmo anúncios no Google para conseguir aplicar o golpe aparecendo com destaque no topo do buscador.

Por exemplo, se uma geladeira nova que custa R$ 2 mil está sendo vendida por R$ 300 em um site desconhecido, há muitas razões para você desconfiar da confiabilidade daquele site.

Verifique se o site tem Selos de Segurança

Os selos de segurança servem para garantir que o site é considerado seguro pela autoridade que emitiu o selo.

Além do SSL, existem também outros selos que verificam possíveis fraudes, fazem varreduras, analisam a segurança digital ou têm como parâmetro avaliações de usuários.

Em geral, os selos ficam ao final da página ou no checkout, quando o cliente faz o pagamento.

Porém, tome cuidado porque os golpistas também podem usar uma imagem de um selo falsificado para passar a impressão de que é o selo real da certificação.

Proteja-se de vírus

Por fim, outra questão importante para saber como verificar se um site é seguro para compras.

Os vírus e malwares são utilizados por pessoas mal intencionadas que desejam invadir a privacidade de internautas se aproveitando de vulnerabilidades para roubar dados bancários e informações da vítima.

Assim, os sites falsos podem estar infectados com vírus para coletar dados e senhas dos compradores.

Uma opção é utilizar um antivírus que detecte este tipo de problema, pois haverá um aviso no navegador identificando o site suspeito.

Além disso, o antivírus pode identificar também se existe algum trojan no seu computador ou se você pode ter sido vítima de phishing.

Então, com este passo a passo você saberá identificar se um site de compras é confiável.

Você já sofreu algum tipo de golpe na internet? Infelizmente, é mais comum do que imaginamos. Por isso, é bom se prevenir!